Junta de Dilatação

Norma 6118: 3.1.10 Junta de Dilatação:

Qualquer interrupção do concreto com a finalidade de reduzir tensões internas que possam resultar em impedimentos a qualquer tipo de movimentação da estrutura, principalmente em decorrência de retração ou abaixamento da temperatura. 

Juntas de dilatação, também conhecidas como juntas de movimento são dispositivos criados para absorver a variação volumétrica dos materiais, e também usadas para mitigar os efeitos da vibração e movimentações inerentes à cada tipo de estrutura. São usualmente encontradas em pontes, edifícios e ferrovias, mas também são importantes em dutos e tubulações, principalmente os que operam com fluidos à alta temperatura. Lajes de concreto, trilhos de trens e oleodutos, por exemplo, expandem e contraem devido às mudanças de temperaturas inerentes às estações do ano. Sem juntas de dilatação, essas estruturas poderiam não suportar o estresse resultante e criar rachaduras, comprometendo sua segurança, estabilidade e durabilidade

Juntas abertas 

Juntas abertas não têm preenchimento entre as duas extremidades da estrutura, e por consequência permitem a passagem de detritos pelo vão. São recomendadas em vãos de até 65mm em pontes para veículos motorizados.
Em uma variante desse tipo, o espaço entre as juntas é preenchido com um material flexível, como a cortiça, por exemplo.

Juntas enterradas

Sobre a junta, é colocada uma chapa de cobre ou outro metal, dependendo da amplitude da movimentação. A pavimentação, então, é feita normalmente sobre a área.  Suportam movimentações de até 30mm na horizontal e 1,3mm na vertical.
Juntas enterradas têm caído em desuso, e vem sendo substituídas principalmente por juntas de asfalto modificado. 

Juntas de asfalto modificado

Juntas de asfalto modificado assemelham-se às juntas enterradas. Entretanto, nas redondezas da junta (entre 300mm e 750mm), é aplicado um tipo diferente de asfalto, enriquecido com elastômeros e agregados siliciosos ou basálticos, na proporção de até 25%.
Esse tipo de junta popularizou-se a partir da década de 1970, e como a durabilidade dos asfaltos modificados costuma ser baixa, recomenda-se que só sejam usadas com objetivos temporários.
Suportam movimentações de até 40mm na horizontal e 4mm na vertical (as movimentações verticais são normalmente 10% das horizontais).


Junta de compressão

Juntas de compressão consistem em uma tira contínua e alveolar de borracha fixada nas extremidades da junta. O perfil trabalha sempre comprimido, e recupera totalmente sua forma original. Este tipo de junta tem aplicações em diversas estruturas, como túneis, edifícios, pontes, entre outros.
Tais juntas devem ser substituídas se houver descolamento das laterais ou perda de flexibilidade, e suportam movimentações de até 50 mm na horizontal e 3 mm na vertical. 


 Junta de placas metálicas deslisantes

Consistem em duas placas metálicas deslisando uma sobre a outra, ou no mesmo nível, caso forem dentadas. Quando forem sobrepostas, cada uma das placas está presa em uma extremidade da junta, sendo que a superior é posta no mesmo nível do pavimento e deslisa sobre a inferior.
Normalmente comportam movimentações de até 100mm.

Junta dentada

Juntas dentadas são compostas por duas placas metálicas, fixas nas extremidades da junta, funcionando em encaixe. Nas extremidades das placas, encontram-se saliências e reentrâncias intercaladas, para que as duas chapas possam encaixar entre si com a movimentação da junta. Tais saliências podem ser retangulares ou triangulares, sendo que o último caso é indicado para estruturas que realizam movimentos transversais.
Esse tipo de junta é indicado para estruturas de grande porte e tráfego elevado, devido à sua longa vida útil e ao fato de que pode suportar movimentações de até 500mm na horizontal. 
Em outro texto falaremos sobre Junta de Concretagem ;D