Qual a Diferença Entre uma Catenária e uma Parábola?

E aí Engenheiro? Você consegue resolver essa questão? Vamos analisar a resposta com exemplos de Projetos Estruturais.

Atravéz do canal Sigma 3, conheci uma série chamada "Isto é Matemática". Esta é a primeira temporada, composta por 13 episódios. Esta série é produzida e realizada pela Sigma 3. Com apresentação e conteúdos do Matemático Rogério Martins e Guião de Tiago da Cunha Caetano. Esta é uma série apresentada pela SIC Notícias e SIC K, promovida pela Sociedade Portuguesa de Matemática com o apoio do programa "Ciência Viva"; "Compete"; "QREN" - Quadro de referência estratégico nacional" e "Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional".
Neste episódio o matemático Rogério Martins fala de mais uma curva: a Catenária. Para tal, visita uma ponte suspensa, uma pala e cabos de alta tensão... mas também fala de arcos e cúpulas. Ignore o as piadinhas nada engraçadas e foque na parte técnica que valerá a pena! ;D
Vamos ao vídeo e depois tente responder se entendeu a diferença entre uma Catenária e uma Parábola:

AS CURVAS CATENÁRIA E PARÁBOLA NA ENGENHARIA E ARQUITETURA  

A curva da corrente suspensa foi batizada de catenária por Leibniz /originada da palavra latina catena que significa cadeia.


A primeira Pênsil registrada é chinesa, Ponte Quan - Xian construída em 285 a.C., cabos principais feitos de fibras de bambu trançadas. 

Ponte suspensa chinesa sob o rio Mekong construída por volta de 1470.



 

Escritos de Faustus Verantius de 1617, encontram-se sugestões de prováveis aperfeiçoamentos das pontes de corda usadas pelos militares franceses.





Claude Navier (1785-1836), escreveu textos teóricos sobre o projeto de pontes pênseis, em um dos quais aparece a catenária na construção do cabo pênsil. Engenheiro francês pioneiro na construção de Pontes Pênseis.


As Estruturas Articuladas da Ponte Pênsil – Distribuindo as Tensões

 Os Cabos Usados em Ponte Pênsil

  1. (figura A) Cargas concentradas no cabo, pontos M e N.
  2. (figura B) Suspensão em parábola.
  3. (figura C) Suspensão em catenária.

Citações:

“[...] Com carga uniformemente distribuída ao longo do seu comprimento, o formato do cabo que é gerado recebe o nome de catenária”. (Botelho 1998, p. 212).

“[...] a carga que ocorre é uniformemente distribuída ao longo da distância entre os dois apoios
sucessivos. É o caso de cabos que sustentam pontes pênseis”. (Botelho, 1998: 212) 

 E aí Engenheiro? Consegue após essa explicação definir em poucas palavras qual a diferença entre uma Catenária e uma Parábola? Espero que sim ;D


FONTE de Conceituação: Universidade de São Paulo–Faculdade de Educação Dissertação de Mestrado: Área de Concentração: Ensino de Ciências e Matemática “Parábola e catenária: história e aplicações” Leda Maria Bastoni Talavera