Situação de Risco para Estrutura - Símbolos Românticos são retirados da "Pont des Arts"



História de sua Construção

Surgindo como sistema construtivo nos finais do século XVIII, o ferro protagonizou em grande parte o desenvolvimento da arquitetura do século XIX e XX. Permitindo grande economia de meios e de tempo, associadas à grande liberdade formal e às quase ilimitadas possibilidades estruturais

Entre 1802 e 1804, sob o reinado de Napoleão I, uma ponte metálica nove arco para pedestres, foi construído no local do atual Pont des Arts: esta foi a primeira ponte metálica em Paris. Os engenheiros de Louis Alexandre de Cessart e Jacques Dillon inicialmente concebido de uma ponte que se assemelham a um jardim suspenso, com árvores, bancos de flores, e bancos.



Em 1976, o Inspetor de Pontes e passagens elevadas relataram várias deficiências na ponte. Mais especificamente, ele observou o dano que foi causado por dois bombardeios aéreos sofridos durante a I Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial e os danos causados ​​a partir das múltiplas colisões causadas por barcos. A ponte será fechada para a circulação em 1977 e, em 1979, sofreu um colapso 60 metros depois de uma barca bateu nele.


A ponte atual foi construída entre 1981 e 1984 "idêntica" de acordo com os planos de Louis Arretche, que tinha decidido reduzir o número de arcos de nove para sete arcos simétricos de 22 metros de vão, aumentando em 3,40 metros a passagem livre para navegação. Em 27 de junho de 1984, a ponte recém-reconstruída foi inaugurada por Jacques Chirac, então prefeito de Paris.


A Pont des Arts, que passa sobre o rio Sena, oferece uma das melhores vistas da capital, ela liga o Institut de France e da praça central do Palais du Louvre e é conhecida mundialmente por seus "cadeados do amor", que os casais prendem ao longo do parapeito antes de jogar a chave no rio.

No ano de 2014, parte do gradeado da ponte desabou, sem causar vítimas, em razão do peso do metal, um milhão de cadeados que contabilizam 45 toneladas. Com medo de que o peso dos símbolos românticos estivesse deixando a estrutura do século 19 em situação de risco, trabalhadores de Paris começaram nesta segunda-feira 01/06 a retirar centenas de milhares de cadeados colocados por casais na ponte "Pont des Arts".

"É o fim dos cadeados", disse o vice-prefeito de Paris, Bruno Julliard, em comunicado. "Eles estragam a estética da ponte, são estruturalmente ruins para ela e podem provocar acidentes", acrescentou, observando que pelo menos uma parte da grade já havia entrado em colapso por causa do peso, representando um risco potencial para a navegação no rio Sena. Julliard afirmou que as grades seriam inicialmente substituídas por painéis cobertos de arte de rua e ainda neste ano por uma proteção de acrílico.


Fonte - Canal G1